Viagem: Ilha de Anhatomirim

by - quinta-feira, abril 27, 2017


A Fortaleza de Santa Cruz se localiza na Ilha de Anhatomirim, em Florianópolis. É conhecida, por quem a visita, de um dos lugares mais bonitos aqui da região, porque além das belezas possui toda uma história por trás das construções. Eu fui em dois momentos da minha vida nessa ilha (coincidentemente). A primeira foi com 3 anos de idade e a outra, foi no ano passado, em ambas eu tive sentimentos distintos quando vi esse lugar e acredite ou não, eu lembro de muitos detalhes de quando fui pela primeira vez e essa foi a viagem mais incrível da minha vida.

A importância da ilha e de seu forte, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, é tanta, que o local foi ocupado durante a invasão da Ilha de Santa Catarina pelos espanhóis, no final do século XVII. A região foi invadida e rapidamente desocupada após a assinatura do Tratado de Santo Ildefonso, entre portugueses e espanhóis.

A fortaleza, muito bem cuidada e em ótimo estado de conservação, mostra ao visitantes como as coisas ocorriam durante o uso da ilha como prisão, durante a Revolução Federalista. Fuzilamentos e execuções ocorreram em grande número na ilha.

Um detalhe interessante sobre o passeio, que além da história (geralmente tem um guia explicando cada detalhe de como aconteceu e de como era na época) tem animais, da última vez vimos uma família de capivaras. Sem contar da vista que é maravilhosa.
O passeio dura um dia todo, com a escuna que fomos da última vez, zarpa as 10h da manhã e retorna por volta das 18h. Tem almoço em uma prainha bem bonita próxima à ilha e depois parte para outra Fortaleza.


Há duas maneiras de chegar até a ilha, na Praia de Canavieiras e na região central da cidade de Florianópolis em dois locais distintos: o Iate Clube Veleiros da Ilha, no bairro da Prainha, e também a partir de um pequeno cais sob a Ponte Hercílio Luz. 

Pra quem tiver interesse em conhecer, vale ressaltar que durante o passeio de barco você pode ver outras ilhas isoladas no percurso que você pode ou não visitar. Lembro de avistar e pedir informação sobre uma que tem jacarés e animais que só vivem ali, que obviamente não pode descer e explorar, mas pode admirar de longe. No percurso passamos também pela baía dos golfinhos, onde, dependendo do horário e da estação, eles aparecem pra dar um oi e é incrível.

You May Also Like

20 comentários

  1. Nossa que lugar maravilhoso...fiquei com muita vontade de ir visitar também. Adoro lugares assim históricos e andar de barco nossa ♥ Quais as melhores épocas pra ir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primavera ou Outono, porque não é tão frio e nem muio quente sabe? Porque você andando lá pega bastante sol e no barco bastaaante vento! haha

      Excluir
  2. Gente!!! Que lugar mais lindo! As fotos estão sensacionais e o lugar parece um paraíso. Tô morrendo de vontade de conhecer!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um paraíso mesmo! Eu aconselho super você ir conhecer porque é de fato sensacional.

      Excluir
  3. Nossa que lugar encantador. Realmente estou precisando viajar, nosso Brasil tem muitos lugares lindos iguais a esse.
    As fotos ficaram incríveis, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu to querendo viajar pelo Brasil todo, comecei por esse aí. Muito obrigada, feliz que gostou!

      Excluir
  4. Que lugar lindo!! É tão bom viajar né? Conhecer lugares novos e saber um pouco mais sobre a história do local.
    Eu não conheço Florianópolis, mas tenho muita vontade de conhecer e já anotei na lista rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veeem, vem conhecer aqui porque é tudo simplesmente lindo e sensacional. Recomendo demais.

      Excluir
  5. Que lugar maravilhoso , sonho viaja varios lugares .. muito lindo amei demais

    ResponderExcluir
  6. Realmente o lugar é lindo,eu sou maranhense e lá também tem muitos lugares parecidos com esse em São Luís,te convido a visitar também,adorei seu post e é muito bom ouvir falar bem de outros lugares,pois a vezes as pessoas só tem mal a falar né! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Miryan, eu sou louca na sua terra, quero muito conhecer aí e pode deixar que vou relatar tudo!

      Excluir
  7. Que lugar mais lindo. Amo viajar e conhecer lugares novos. Quem sabe eu consiga visitar este lindo lugar... Bjao flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, é realmente lindo lá!

      Excluir
  8. É impressionante como há memórias que perduram,né?! Eu também tenho lembranças muito antigas, assim como a sua. Olhando as fotos, porém, entende-se o motivo! Lugar maravilhoso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impressionante mesmo, as lembranças que ficam. Que bom que gostou!

      Excluir
  9. Não conhecia ainda esse lugar , achei muito bonito. A sensação de estar num lugar tão belo e cheio de histórias é fascinante. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é sensacional. Você tem que conhecer!

      Excluir